HS Hidráulica | 13 3221-5208

HS Hidráulica em Santos especializada em direção hidráulica, auto elétrica e mecânica em geral, a sua melhor opção na cidade de Santos e região.

HS Hidráulica

Direção Hidráulica

O sistema de direção hidráulica é composto por um conjunto de componentes que formam um sistema simples. Esse sistema pode ser mecânico ou do tipo servo assistido, com o auxílio de bomba hidráulica ou motor elétrico.

O volante de direção permite, através do motorista, o movimento giratório que será levado até a caixa de direção.

A caixa de direção é formada por um conjunto de elementos que recebem a rotação de giro da coluna e transforma num movimento retilíneo de um lado para o outro.

As barras de direção são componentes que saem da caixa de direção e são ligadas aos terminais de direção que vão em direção as rodas, são articuláveis para acompanhar a suspensão. Elas são envolvidas por uma coifa de proteção para evitar contaminantes que ataquem as superfícies e os elementos internos da caixa de direção.

Sistema Direção Hidráulica

Como funciona a direção hidráulica

A Direção hidráulica ao contrário da mecânica, nos traz um conforto sem igual, facilidade ao manobrar. Quando giramos o volante, a barra de torção movimenta uma engrenagem que é chamada de pinhão e, dessa forma, uma outra peça chamada cremalheira move-se em sentido contrário de que foi girado o volante, estabelecendo-se por final o movimento das rodas do automóvel. Em um veículo sem direção hidráulica, fica pesado este movimento pois, a força do condutor é que determina esse processo.

Em veículos com direção hidráulica o comando da direção é facilitado, pois todo este trabalho é realizado de forma hidráulica. O Fluído hidráulico armazenado em um reservatório é bombeado até uma peça localizada na barra de torção na hora que o motor entra em funcionamento. E é desta forma que o manuseio do volante é facilitado, deixando a direção leve e confortável.

A finalidade da direção hidráulica é atenuar todo o esforço empreendido pelo motorista, passando a comandar a parte mecânica com maior facilidade e conforto, uma vez que o maior trabalho é feito hidraulicamente, reduzindo todo o esforço do motorista e, fazendo-o poupar cerca de 80% de toda energia empregada para movimentar a direção.

O básico no sistema de direção é a transformação do giro do volante em movimento lateral das rodas dianteiras do veículo, definindo desta forma a trajetória do mesmo. O método mais simples empregado em automóveis é a direção composta por pinhão e cremalheira.

Este sistema, composto por pinhão e cremalheira é o mais comum e, que representa o menor custo, por possuir poucos componentes. O pinhão, em regra geral é fixado à coluna de direção e, quando o condutor do veículo vira o volante, este movimento é transferido para a cremalheira que, em consequência, esterça as rodas para a direita ou para a esquerda.

O sistema de Direção Hidráulica é constituído por: Caixa de Direção Hidráulica, bomba hidráulica, reservatório de óleo e diversas tubulações de alta e baixa pressão por onde circula o fluído hidráulico.

A pressão do óleo é aplicada no mesmo instante que vira o volante. A ação hidráulica ocorre com o auxílio do fluído hidráulico que circula sob pressão nas tubulações do sistema. Para este movimento existe uma Válvula especial que se abre e fecha quando o volante é virado de um lado a outro. Ao abrir a válvula ela permite que o fluído hidráulico sob alta pressão acione o pistão que por sua vez é o que aciona a barra de direção.

bomba de direção hidráulica é acionada pelo motor do carro por meio de polia e correia. O funcionamento desta bomba é constante, bombeando o fluído o tempo todo e, devido a isto há um desperdício de potência.

Alguns carros contam com uma segurança à mais em seu sistema de direção hidráulica. A direção progressiva. Esta direção é comandada pela centralina que, recebe informações da velocidade, através de sensores e a partir disso, comanda a abertura ou o fechamento da válvula, controlando assim a vazão do fluído pelo sistema, proporcionando desta forma, maior segurança e estabilidade no dirigir. Quanto maior velocidade, maior rigidez do volante.

Nas lojas de autopeças as caixas de direção hidráulica não tem um preço muito convidativo. Normalmente são cinco ou até seis vezes o valor de uma caixa de direção mecânica. Por este fator, muitos mecânicos aconselham a troca do reparo de caixa de direção hidráulica.

Este reparo de caixa de direção hidráulica possui os componentes necessários para um bom funcionamento da caixa: travas, retentores, coifas da caixa de direção, abraçadeiras e buchas são os itens mais comuns em um reparo de caixa de direção hidráulica. Também é encontrado o reparo de caixa de direção hidráulica com os flexíveis e itens de reparação para a bomba da direção.

Todo o trabalho para remanufaturar a caixa e trocar todo o reparo de caixa de direção hidráulica pode exigir paciência tanto do mecânico quanto do proprietário do veiculo. Dependendo do modelo do carro e das peças a serem trocadas, o tempo para trocar o reparo de caixa de direção hidráulica pode variar de um a cinco dias.

O preço deste serviço também pode variar, não somente na remanufatura da caixa, mas também na mão de obra do mecânico.

VAZAMENTO DE ÓLEO OU BARULHO

Uma das principais causas do endurecimento da direção hidráulica é a falta de óleo. Isso ocorre devido ao desgaste natural dos componentes internos. A solução está em substituir o jogo de reparo completo do componente que está com o vazamento através de MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, seja da caixa de direção, bomba hidráulica, ou flexíveis. É muito importante que ao constatar um vazamento de óleo, leve seu carro ao seu mecânico de confiança para diagnosticar de onde vem esse vazamento para que não danifique ainda mais o sistema hidráulico, comprometendo assim outro componente que esteja bom.

BARULHO NA DIREÇÃO

Esse é outro problema comum nas direções hidráulicas, isso ocorre por desgaste natural dos componentes internos, bucha ou cremalheira danificada e gasta. A solução é troca dos componentes internos, no caso da cremalheira hoje existe um serviço de preenchimento de dentes, onde solucionamos o barulho da caixa de direção.

VAZAMENTO DE ÓLEO

O flexível que mais da problema é a Mangueira de Pressão, resseca a parte da borracha ou suas conexões não dão a pressão necessária devido a desgaste natural, provocando assim vazamento de óleo. Nesse caso é só substituir a peça danificada por outra nova.

Também pode acontecer vazamento de óleo pela mangueira de Retorno ou Alimentação, que também é só substituir a peça danificada por outra nova.

BARULHO NA COLUNA ELÉTRICA

Esse defeito ocorre devido o acoplamento flexível engrenagem interna estourar, devido a um desgaste pelo constante atrito que é submetido pelo manuseio da direção. Quando isso ocorre é necessário substituir a peça danificada para solucionar o problema do barulho.

TRAVAMENTO NA DIREÇÃO ELÉTRICA

No caso da caixa elétrica, acontece um curto circuito ou queima, o volante endurece e a direção fica super pesada parcial ou total. Quando isso acontece é necessário fazer a manutenção correta e a troca dos componentes elétricos desta caixa.

NOSSOS SERVIÇOS

DIAGNOSTICO PARA IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

REPARO DE CAIXA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA

REPARO DE BOMBA DE DIREÇÃO

REPARO DE DIREÇÃO ELÉTRICA

REPARO DE DIREÇÃO ELETRO-HIDRÁULICA

REPARO DE COLUNA ELÉTRICA

INSTALAÇÃO DE DIREÇÃO HIDRÁULICA

REPARO DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA OU ELÉTRICA EM GERAL

ESTOQUE

Mantemos em estoque:
Mangueiras, reservatórios, reparos, cremalheiras, diversos modelos de caixas e bombas (novas e Remanufaturados), devidamente testadas em bancada de teste própria, com garantia de 06 meses para ambas.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

13 3224-4232 | 13 98101-7621 WhatsApp

WhatsApp